domingo, 7 de outubro de 2012

Ao Belchior - reportagem no clicrbs

Marcos, achei tão legal a reportagem que resolvi copiar e colar aqui. Até porque o link que colocaste no teu post não funcionou comigo, tive que copiar e colar. Então, aí vai na íntegra, com os devidos créditos.
cy

Ao Belchior

15 de maio de 201210
Quando ele morreu, aos 100 anos, em 12 de maio de 1995 (portanto, 17 anos atrás), Porto Alegre perdeu um personagem marcante. Seu nome: Joaquim da Cunha. Sua profissão: belchior.
Foto: Valdir Friolin, BD, 11/10/1986
Mercador de objetos velhos e usados, diz o verbete do Dicionário Aurélio para definir essa palavra. De acordo com as inscrições na fachada da loja com esse nome, que Joaquim manteve por 50 anos na Rua da Praia, próximo ao antigo Cine Cacique, ele era mais que isso. Lá estava escrito: "Compra de tudo / Vende de tudo".
Foto:  arquivo pessoal de Jorge Leão
Foto: reprodução
Joaquim era português nascido em Souselas, próximo a Coimbra. Chegou ao Brasil em 1911, em 1927 veio para a Capital e, em 1930, fundou o mais incrível brique que a cidade já teve. No primeiro endereço ficou até 1980, quando mudou-se para a Marechal Floriano, 750/754.
Foto: arquivo pessoal de Jorge Leão
Quem conheceu a casa de comércio de Joaquim, especialmente a da Rua dos Andradas, jamais se esquecerá dela. Além das vitrinas – abarrotadas dos mais inusitados objetos, que só poderiam ser retirados dali com enorme esforço –, um odor característico misturava mofo, poeira e ferrugem com o aroma dos tempos idos.
Foto: Valdir Friolin, BD, 11/10/1986
Um trompete, uma bússola, pregos oxidados (usados e tortos), um sino, escova, moedas, leque, quadros, lampião, louça, serrote, câmara fotográfica, ovo de madeira para coser meias...
Foto: Dulce Helfer, BD, 19/11/1992
(colaborou Jorge Leão)
Você lembra da loja Ao Belchior? Deixe seu comentário.

3 comentários:

  1. E vejam que a reportagem é de 15/5/2012. Em 7/5/2012 estávamos "abrindo os trabalhos". O nome já estava escolhido, ...ou foi logo depois. Coincidência.

    ResponderExcluir
  2. Tudo diz que tinha que ser Ao Belchior, mesmo, né?

    Prá mim estava tão certo que nem pensei que queriam mudar!:))

    ResponderExcluir
  3. Grande !! AO BELCHIOR_Gostei bastante da matéria ... parabéns.
    ________________________________________________________
    Ps.: Alguem saberia d'um contato para > Jorge Leão ???
    Respostas p'ro meu e-mail .: pintorodrigues.renato@gmail.com

    ResponderExcluir